top of page
Museu Virtual de Barras do Marataoã (1).png

Esta casa é sua!

  • dilsonlages
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mar.

Na foto, Fernando Carvalho de Almeida à frente de sua residência e casa comercial, no centro de Barras. Foto do acervo do José Coriolano de Carvalho e Silva, sobrinho de Fernando, cedida gentilmente por Thais Cristina Cavalcanti.


Este projeto surge para dar voz às memórias do cotidiano e à secular história  rica de conquistas e tradições de Barras do Marataoã, município a 122 quilômetros ao Norte de Teresina-PI. Fatos, memórias, biografias, livros, registros visuais e orais, ensaios, artigos acadêmicos, textos didáticos, além das paisagens de todos os tempos e cantos do Município, ganham aqui uma vitrine para ecoarem longe, sob a curadoria de quem vive a cultura como missão. Mas não é um espaço que tem dono: o dono é todos aqueles que possuem interesse no passado deste lugar de belas paisagens e bonitas narrativas de superação e trabalho.


Aqui, o registro de mais de 275 anos de existência ganha relatos em texto escrito, imagem, som. Memórias e histórias são ressignificadas por meio da escrita de quem registrou o passado de Barras do Marataoã em anotações escritas ou recordações até hoje vivas na oralidade pela simples permanência na ancestralidade da memória. Recortes de jornais, páginas da história, relatos orais e fotografias de mais de dois séculos e meio se preparam para viver o tempo como se pertencessem ao presente.


Aqui, Barras do Marataoã se dá a conhecer ao mundo como patrimônio imaterial de sua paisagem e da história de sua gente. Em sua Terra Natal. Além Fronteiras. Prepare-se, para mensalmente, descobrir e compartilhar desta iniciativa que é sua. De todos que amam Barras do Marataoã com um amor que jamais fenece. Prepare-se para pertencer a Barras do Marataoã de um modo especial: sentir-se integrado a um tempo e a um lugar que é o da permanência da cidade em seu bem-querer.


Prepare-se que essa aventura vai começar. Participe dela, com entusiasmo, compartilhando tudo que aqui se hospeda. Também contribuindo para que as novas gerações se sintam protetoras da bela história que Barras edificou em favor da igualdade e da transformação social. Esta página pertence a todas as gentes e a todos os tempos.


Entre! A porta está aberta! Esta casa é sua!

 

 

Dílson Lages Monteiro, da Academia Piauiense de Letras

Curador do Museu Virtual de Barras do Marataoã

 

.

 
 
 

1 Yorum


Ajosé 1150
Ajosé 1150
03 May

Projeto maravilhoso e necessário.

Beğen
bottom of page